Entrar no 5.º Ano a Brilhar
No âmbito do projeto “Entrar no 5.º Ano a Brilhar”, dinamizado pelo Serviço de Psicologia e Orientação, as crianças do 4.º ano participaram num conjunto de atividades pensadas para apoiar a transição para o 2.º ciclo, promovendo uma adaptação mais tranquila, segura e positiva.
Todas as turmas participaram em duas sessões de preparação para esta nova etapa. Na primeira sessão, foi criado um espaço de escuta e partilha, onde os alunos puderam expressar emoções e preocupações associadas à mudança para o 5.º ano, refletir sobre o papel da ansiedade nas nossas vidas e explorar estratégias de autorregulação, através da utilização de materiais sensoriais e da prática da respiração consciente. Na segunda sessão, foram abordados os aspetos mais práticos associados às principais mudanças desta transição.
O projeto incluiu ainda uma visita à escola sede, permitindo às crianças conhecer os diferentes espaços e alguns dos assistentes operacionais que as acompanharão no dia a dia, tornando este novo contexto mais familiar e acolhedor. Durante a visita, realizou-se também o apadrinhamento entre os alunos do 4.º ano e colegas mais velhos, que assumiram simbolicamente o papel de “padrinhos” nesta nova etapa. Este momento foi assinalado pela construção conjunta de uma pulseira, símbolo dos laços de amizade, apoio e entreajuda que se pretende cultivar na comunidade escolar.
Porque cada mudança traz consigo desafios, mas também oportunidades de crescimento, desejamos que todos os nossos alunos possam entrar no 5.º ano a brilhar!
